Secretários de Natal visitam Mercado das Rocas e cogitam PPP para revitalizar o espaço

Um grupo de cinco secretários da Prefeitura do Natal visitou nesta quinta-feira 31 o Mercado das Rocas. Localizado na Zona Leste da cidade, o espaço está subutilizado desde que foi reinaugurado, em 2016, e atualmente conta com menos de 10 boxes funcionando, de um total de 83 construídos.

Estiveram presentes na visita técnica os secretários Felipe Alves (Serviços Urbanos), Shirley Cavalcanti (Infraestrutura), Arthur Dutra (Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações), Íris Machado (Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes) e Iracy Azevedo (Cultura). O procurador-geral adjunto do Município, Fernando Benevides, também compareceu.

A Prefeitura do Natal estuda uma estratégia para reativar o mercado. Com a falta de uso, os sinais da deterioração já são visíveis no prédio – o que indica a necessidade de uma nova reforma. Os secretários estiveram no local para verificar a situação, que foi retratada em reportagem da AGORA RN no início do mês passado.

O prédio está repleto de infiltrações. O revestimento das paredes está caindo em vários boxes e também na área comum. Além disso, há vazamentos e outras falhas na estrutura, como calçada quebrada. Nas recentes chuvas, entre o fim de junho e início de julho, outro problema apareceu: um alagamento em um dos acessos ao mercado – prejudicando ainda mais a movimentação, que já é fraca.

Comerciantes argumentam que não têm interesse de ocupar os boxes devido à baixa movimentação de clientes. Os permissionários presentes no local pagam apenas a energia elétrica consumida. A Prefeitura dispensou pagamento de taxa adicional, apesar da previsão contratual.

A Prefeitura já fez dois chamamentos, mas os comerciantes que venceram a última licitação não foram ocupar os seus boxes. Com isso, eles perderam o direito de usar o espaço.

De acordo com a Prefeitura, está em estudo um novo formato para a ocupação do Mercado das Rocas. O secretário Arthur Dutra não descarta a formalização de uma parceria público-privada (PPP), para que um operador privado passe a administrar o espaço, ou até mesmo um novo chamamento público para ocupação dos boxes, com regras mais atrativas para os comerciantes.

Memória

Localizado no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Travessa São Pedro, o Mercado das Rocas tem tradição centenária. Leva o nome de Francisca Barros de Morais, uma homenagem a Dona Chiquinha, da Peixada da Comadre, que contribuiu com o turismo e com a culinária de Natal.

Em 2008, o espaço foi fechado para uma ampla reforma, que foi concluída no início de 2016, pela gestão do então prefeito Carlos Eduardo. O local, porém, ficou subutilizado, e os comerciantes atribuíram o problema ao forte calor dentro do prédio. Uma nova reforma, desta vez para adequação térmica, foi feita entre 2019 e 2020, na gestão de Álvaro Dias.

Com a falta de movimentação, a maioria dos proprietários e permissionários sequer retornou ao local para trabalhar, fruto da baixa expectativa dos comerciantes em relação às vendas no mercado.
O Mercado das Rocas tem 3.715,6 mil m² de área construída e conta com dois andares, 83 boxes, sendo 23 destinados a antigos proprietários e 57 disponibilizados através de licitação, além da administração. Os vencedores da licitação não ocuparam o espaço, apesar de a Prefeitura dispensá-los da taxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *