
A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer e Apoio aos Pacientes Oncológicos da Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira (31) sua primeira audiência pública. O evento foi realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte e teve como teve a campanha Julho Verde, de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.
Idealizada pela vereadora Camila Araújo, presidente da frente, a audiência contou com a presença da presidência do Cremern e representantes do Ministério Público, Prefeitura do Natal e Governo do Estado.
De acordo com a parlamentar, a proposta da frente é somar forças para entender como o poder público municipal pode entender melhor a demanda crescente e atuar com políticas públicas de forma eficaz para conseguir zerar a fila dos exames e fomentar o diagnóstico precoce da doença.
“Hoje temos uma média de 34 mil pacientes acometidos por algum tipo de câncer no RN, e um tratamento desse afeta toda a família. Esses pacientes têm dificuldade de acesso a exames, sofrem com dificuldades de logística para os tratamentos, entre outras dores, então essa frente vai ser uma verdadeira força-tarefa para que nós possamos ajudar a mitigar essas dores dessa população”, comentou Camila Araújo, que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal.