
A Prefeitura de Natal pode reconhecer oficialmente a Festa de Santa Rita de Cássias dos Impossíveis, realizada no bairro de Ponta Negra, como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A proposta, que tramitou na Câmara Municipal e foi aprovada sem rejeição, aguarda sanção do prefeito Paulinho Freire. O projeto de lei é de autoria do vereador Pedro Henrique (PP) e atendeu a um pedido feito pelo padre Flávio Herculano, pároco da paróquia de Santa Rita.
Realizada desde 1982, a festa acontece anualmente no mês de maio e reúne milhares de fiéis para celebrar a fé e a esperança na padroeira das causas impossíveis. A programação religiosa que inclui missas, procissões, novenas e outras atividades, também tem um importante papel social, cultural e econômico para região.
De acordo com o vereador Pedro Henrique, autor do projeto, o reconhecimento é merecido e fortalece tanto a celebração quanto o trabalho de toda comunidade envolvida.
“Essa festa representa muito mais do que um evento religioso. É símbolo de fé, tradição e união comunitária. O reconhecimento como patrimônio cultural imaterial é uma iniciativa de valorização de toda a história construída pela comunidade de Ponta Negra, uma forma de garantir que essa manifestação tão bonita continue viva por muitas gerações. É importante lembrar também que o evento é um grande impulsionador da economia na região, gera renda para a manutenção da igreja e para toda comunidade, para os trabalhadores formais e informais. Além disso, aquelas pessoas que não têm condições de ir até o Santuário de Santa Rita, em Santa Cruz, celebram aqui conosco. Então essa ação é muito importante para manter viva a devoção e garantir que essa tradição vai continuar sendo um marco de fé e identidade cultural”, pontuou o parlamentar.
Neste ano, os festejos aconteceram entre os dias 13 e 22 de maio, com o tema o “Santa Rita, mulher de fé e peregrina de esperança”.