Menos de 24 horas após a conclusão da revitalização das estátuas dos Três Reis Magos, na entrada sul de Natal, o monumento voltou a ser alvo de vandalismo. A ação da Prefeitura, executada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), incluiu limpeza, pintura e reparos estruturais, além da instalação de nova iluminação paisagística. No entanto, antes mesmo da tinta secar, pichações reapareceram nas esculturas.
“Infelizmente o local foi novamente vandalizado e depredado. Lamentamos bastante a situação. Vamos executar mais uma vez a recuperação do monumento, que homenageia os co-padroeiros da nossa cidade. Também estamos estudando medidas para coibir as ações delituosas como a instalação de câmeras e sensores de movimento no local”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.
O monumento, localizado na BR-101, homenageia os co-padroeiros da capital potiguar e é um dos símbolos mais conhecidos da cidade. A rápida reincidência do vandalismo gerou indignação nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a preservação do patrimônio público.
“O monumento representa não apenas um ponto turístico, mas o orgulho e a memória da nossa cidade. Recuperar esse monumento é reforçar o respeito à nossa história e ao nosso patrimônio urbano”, afirmou Felipe Alves.
A revitalização faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura voltadas à valorização de pontos simbólicos de Natal, com foco em cultura, turismo e espaço urbano. Ainda não há informações sobre os responsáveis pela nova pichação.
A Semsur estuda medidas para reforçar a vigilância no local e evitar que o monumento volte a ser danificado.
