Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência em meio a escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, em meio a um escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A investigação da Polícia Federal revelou um esquema que desviou aproximadamente R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, envolvendo descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. Os beneficiários eram inscritos, sem consentimento, em associações que cobravam mensalidades diretamente de seus benefícios .

Lupi entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma reunião no Palácio do Planalto. Em nota, o ex-ministro afirmou que seu nome não foi citado nas investigações e que sempre apoiou as apurações. Ele expressou esperança de que os responsáveis sejam punidos e os recursos desviados, recuperados .

Com a saída de Lupi, o secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz, foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Previdência Social. A nomeação será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira .

A crise no INSS também resultou na exoneração do então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, e de outros diretores. A Polícia Federal emitiu mandados de prisão para seis pessoas e apreendeu cerca de R$ 1 bilhão em bens relacionados ao esquema. As investigações continuam, com possibilidade de acusações por corrupção, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro .

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras Notícias