O Diário Oficial do Município de Natal trouxe hoje a publicação da Lei n°7.851, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), que implementa o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no município. Agora, a população e o poder público poderão contribuir, juntos, no combate à criminalidade, colaborando com a elucidação de crimes e fortalecendo a segurança da capital potiguar.

Ao longo dos últimos anos, o tema da segurança pública vem pautando a vida dos natalenses e sendo notícia nos principais veículos de comunicação da capital. “A criminalidade continua afetando diretamente a qualidade de vida da população e a imagem da cidade como destino turístico. Assaltos, furtos e crimes contra o patrimônio têm aumentado, gerando uma sensação de insegurança tanto para os moradores quanto para os visitantes”, explicou Kleber.

De acordo com o parlamentar, o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento foi projetado para melhorar a segurança pública na cidade por meio da colaboração direta entre a Prefeitura de Natal e diversos setores da sociedade, incluindo condomínios, estabelecimentos comerciais, agências bancárias, organizações civis, além de cidadãos, tanto pessoas jurídicas quanto físicas. “A Lei permite que essas pessoas forneçam, de maneira voluntária, imagens de suas câmeras de vigilância ou ampliem o sistema de monitoramento na cidade. Isso contribuirá para a elucidação de delitos e o processo de investigação de crimes”, explicou.

A nova Lei também prevê a instalação e ampliação do Centro de Monitoramento, que será responsável por centralizar e analisar as imagens fornecidas pelas parcerias, colaborando com as investigações das autoridades competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *