Pomadas capilares e lentes de contato exigem atenção para evitar problemas oculares

Com o início do Carnatal, cresce a preocupação com a saúde ocular, especialmente em relação ao uso de pomadas capilares e lentes de contato. Casos de queimaduras oculares e complicações associadas ao uso inadequado desses produtos são comuns durante eventos como o carnaval fora de época.

De acordo com o oftalmologista Anderson Martins, presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Norte, as pomadas usadas para modelar ou trançar os cabelos podem causar queimaduras na córnea se escorrerem para os olhos, principalmente em contato com chuva ou suor. “Recomendamos cuidado redobrado ao usar esses produtos em ambientes onde o contato com líquidos seja provável”, explica.

O uso de lentes de contato também exige atenção. O especialista destaca a preferência por lentes de descarte diário e orienta nunca dormir com as lentes, especialmente após o consumo de álcool. “Se a lente sair do lugar ou cair, não a recoloque nos olhos sem higienização adequada. Levar um par reserva pode ser útil em situações de emergência”, ressalta.

Em caso de contato dos olhos com produtos químicos, como formol ou derivados, a recomendação é lavar imediatamente com água em abundância e buscar atendimento oftalmológico o quanto antes.

Cuidados simples podem evitar danos sérios à visão, garantindo uma festa mais segura. “A saúde ocular é fundamental para aproveitar o Carnatal sem contratempos”, reforça Anderson Martins, que também é sócio do Hospital de Olhos de Parnamirim (HOP) e da Clínica de Olhos Santa Beatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *