O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) questionou a governadora Fátima Bezerra (PT) sobre a informação citada por ela e pela candidata a prefeita pelo mesmo partido, Natália Bonavides, de que ambas tinham o prestígio e proximidade com o presidente Lula. O questionamento de Kleber foi feito durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Natal.
“Nós vimos na campanha eleitoral a candidata do PT e a governadora Fátima recebendo o presidente da República, em Natal, e, na ocasião, citaram a parceria, reforçando que Natália contaria com o apoio e empenho do Governo Federal, com liberação de recursos e investimentos. Mas, nos estranha saber que o Governo do Estado é gerido pelo PT, que tem amizade e aliança histórica com Lula, mas deixaram o Hospital Walfredo Gurgel numa situação lastimável, com os pacientes agonizando nos corredores, sem nenhuma infraestrutura, dignidade e respeito ao cidadão que precisa utilizar os serviços”, disse.
A situação do Hospital Walfredo Gurgel vem sendo divulgada em diversas matérias jornalísticas, nos últimos dias. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN), há cerca de 50 pessoas “internadas” nos corredores da unidade. Além disso, um tomógrafo está quebrado e pelo menos três salas de cirurgia estão fechadas para abrigar pacientes. No final do mês de outubro, profissionais terceirizados da higienização paralisaram as atividades por falta de pagamento. Além de tudo isso, a coleta de lixo também tinha sido suspensa por falta de pagamentos.
Em sua fala, Kleber lembrou da falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat). “A Unicat, da mesma forma, sem medicamentos. Inclusive, falta medicamentos de uso contínuo e para tratar doenças graves. Então, se o Governo do PT e Natália têm tem tanta aliança com o Governo Federal, por que não aproveitam para viabilizar recursos e investimentos para salvar a vida do povo?”, questionou.