“Queimar a largada” é uma expressão originária do mundo das corridas e significa iniciar antes do sinal oficial de partida. Na prática, isso significa que o competidor se antecipou ao momento correto de começar a prova.
Na política queimar a largada refere-se a começar uma campanha ou fazer declarações políticas antes do período oficial estabelecido para tais atividades. Este termo é emprestado das corridas, onde queimar a largada significa começar antes do sinal oficial. Na política, isso pode envolver lançar a campanha, gastar, prometer ou fazer propaganda antes do momento adequado.
Faltando 5 meses para a campanha, já tem pré-candidato cansado e colocando a língua pra fora de tanto gasto. A ansiedade de sair torrando dinheiro antes do tempo, tira o fôlego na reta final. E quando isso acontece, surge o outro candidato que hoje não fecha com ninguém, mas que faltando 15 dias para as eleições, terá condições de fechar com os descontentes. Toda eleição se repete e tem gente que não aprende.
Eleição é maratona e não corrida, pra chegar tem que ter resistência e a estratégia certa para correr. Velocista que corre maratona, para no caminho.
O importante não é o início e sim a chegada.