As quadrilhas juninas são uma expressão cultural fundamental no Nordeste do Brasil, celebrando as festas de São João. Elas representam uma tradição que mistura dança, música e teatro, recriando o ambiente das festas rurais e a vida no campo. As apresentações de quadrilha envolvem figurinos coloridos, coreografias elaboradas e uma narrativa que resgata elementos da cultura nordestina, como a fé, o trabalho agrícola e os festejos populares. Além de serem uma forma de entretenimento, as quadrilhas promovem a coesão social, fortalecem a identidade cultural local e incentivam o turismo. Elas também são uma importante fonte de renda para artesãos, músicos e outros profissionais envolvidos nas festividades. As quadrilhas juninas, portanto, desempenham um papel vital na preservação e divulgação das tradições do Nordeste brasileiro.
Na Cidade de Santo Antônio, o Prefeito atual Raulison Ribeiro abandonou as quadrilhas juninas, deixando o movimento cultural nordestino completamente esquecido, em consequência disso, uma das principais Quadrilhas da região, a Matutina Potiguar, pode pelo quinto ano seguido não participar dos festivais.
A quadrilha está habilitada desde 2012 a receber recursos municipais, pois atendeu todos os trâmites para ter seu reconhecimento de utilidade pública. Em live no Instagram, o diretor da Associação Cultural denunciou que Raulison havia prometido os recursos necessários para que a quadrilha pudesse voltar, mas faltando pouco mais de 1 mês para o São Joao os recursos não chegaram nem tampouco havia previsão. Nem um simples ônibus para transporte do grupo foi disponibilizado. Mostrando mais uma vez a atenção e o cuidado que a atual gestão de Santo Antônio.
O prefeito não valoriza a cultura nem a tradição de uma terra que se orgulha de ter a Quadrilha premiada em todo Estado nos principais Festivais Juninos.
A revolta tomou conta dos quadrilheiros, acompanhe a nota de repúdio da Matutina Potiguar desmascarando o tratamento do Prefeito:
NOTA DE REPÚDIO DA ASSOCIAÇÃO JUNINA MATUTINA POTIGUAR DE SANTO ANTÔNIO DO SALTO DA ONÇA.
A associação Cultural Matutina Potiguar se revolta contra gestão municipal.
Após 4 anos parada a Matutina Potiguar volta ao cenário junino como uma das quadrilhas mais esperadas do Estado. Mas vem passando por dificuldade com a Gestão Municipal a qual garantiu apoio ao projeto 2024 da junina, negou tudo que a Associação solicitou ao Município para poder executar seu projeto . Ajuda de custo e transporte.
E hoje a Junina vive um dilema se terá condições de ir ao festivais representar sua cidade.
A matutina potiguar com 29 anos de história . Registrada como associação desde 2012. Reconhecida como utilidade pública , Municipal e Estadual hoje sofre perseguição política e falta de apoio pelo Prefeito.
Esse é o tratamento de Raulison Ribeiro com um dos orgulhos dessa terra.