Menos de três meses após ter sancionado a Lei Nº 7.650/24, de autoria do vereador Dickson Júnior, que criou o selo “Empresa Amiga do Autista”, a Prefeitura do Natal fez seu lançamento, nesta quinta-feira (04), com a entrega de certificados a cinco empresas: a Comjol; Nordestão; Partage Norte Shopping; Restaurante Camarões e VerdFrut. Nós próximos dias, o Município lançará um edital com os critérios para obtenção do selo.

O evento, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, contou com as presenças de secretários municipais e representantes de entidades que militam a causa. Propositor da matéria, Dickson relatou sobre um fato ocorrido recentemente com uma das famílias atípicas que visitou. Uma criança autista e sua mãe que foram convidadas a se retirarem de um ônibus durante uma crise sensorial, diante da falta de empatia e conscientização dos usuários do transporte coletivo. “Essa iniciativa é importante, porque nossa sociedade não conhece os sinais do Transtorno do Espectro Autista e tudo que criarmos para despertar a inclusão é fundamental”.

“Ao instituir o selo Empresa Amiga do Autista, a nossa gestão só reforça a sua preocupação e trabalho em defesa da inclusão e do respeito a essa tão nobre causa. A sociedade precisa, cada vez mais, se envolver, buscar compreender e se dispor a ajudar. A luta contra o preconceito e a discriminação precisa ser diária e não vamos descansar em busca da promoção do respeito, inclusão e ampliação dos direitos da população com Transtorno do Espectro Autista para termos uma sociedade ainda mais justa, igualitária, humana e fraterna”, disse o prefeito Álvaro Dias. 

Representante da entidade “Mães Corujas”, Rochele Elias de Farias falou em nome das famílias atípicas. Ela lembrou que boa parte da população conhece ou tem na família alguém com deficiência, mas mesmo assim ainda há muito preconceito e barreiras a serem enfrentadas. Ela disse que a instituição do selo representa muito para a cidade: “Esse é um avanço bem significativo e de grande valia. Nossos filhos consomem, entendem e fazem questão de voltar aos locais onde são respeitados e bem acolhidos. Não tenho nenhuma dúvida de que aquela empresa que respeita e garante os direitos dos autistas agrega um valor enorme ao seu negócio e terá um público fiel”, destacou.

Participaram da solenidade a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Dias, que abraçou a iniciativa há cerca de 15 dias incentivando a realização do evento, o secretário municipal de Saúde (SMS), Adílson Boldo, além do deputado estadual Adjuto Dias.

O SELO
O selo destina-se a empresas e estabelecimentos que adotem políticas internas voltadas para a inclusão, adaptação e promoção do emprego e renda, bem como para a realização de ações sociais direcionadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste primeiro momento, foram contemplados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *