A Câmara Municipal de Natal festejou os 22 anos do 9º Batalhão de Polícia Militar, com sessão solene, nesta segunda-feira (25), durante a qual homenageou 42 militares da unidade, por proposição do vereador Aroldo Alves.
Inicialmente criado para ser um batalhão de polícia comunitária, o 9º BPM, que tem sede na zona Oeste de Natal, desde 2010 atua de maneira preventiva e repressiva à criminalidade. Foi criado pelo Decreto nº 15.929, de 07 de março de 2002, como órgão de execução e unidade operacional subordinada ao Comando de Policiamento Metropolitano. Atualmente, o 9º BPM tem efetivo de cerca de 230 de homens e mulheres, sob o comando do Tenente-coronel Alexandro de Oliveira Soares, para atender 11 bairros da capital.
“É uma honra para nosso mandato estar homenageando pela terceira vez este batalhão de Polícia Militar que atende a uma parcela tão grande a capital”, ressaltou o vereador Aroldo Alves.
“É um momento gratificante, porque demonstra reconhecimento ao trabalho diário da tropa no combate à criminalidade. É um momento ímpar e agradeço a essa oportunidade”, enfatizou o TC Alexandro, destacando que os homenageados da noite foram escolhidos entre os que mais se destacaram entre o efetivo do batalhão.
Bastante emocionado, um dos homenageados, o 2º sargento Carlos Kildary de Lima, lotado no 9º BPM há 21 anos, disse que a sensação da homenagem pelo trabalho realizado é “indescritível”. “Em todos esses anos no 9ºBPM, passei por ocorrências que me fizeram crescer como policial e como pessoa”, afirmou.
Outro homenageado da noite, o 3º sargento Leonardo Wandemberg Santiago da Silva disse estar feliz pela homenagem a si e aos colegas que fazem do 9ºBPM um batalhão de referência no Estado, sempre se destacando na atividade operacional e com números crescentes de prisões, apreensões de armas e recuperações de carros e objetos furtados.