Desde que assumiu a Prefeitura em Abril de 2018, Álvaro enfrentou grandes desafios políticos/administrativos.
O primeiro foi pegar uma Prefeitura com poucos recursos e com verba apenas para pagamento do funcionalismo. Logo em seguida em 2020, Álvaro foi destaque nacional com a resposta rápida e eficiente que deu na pandemia, sendo referência para outras cidades. No mesmo ano, Álvaro foi para reeleição vencendo no primeiro turno, sem precisar da sombra de Carlos Eduardo.
Em 2022, mais um desafio político, fazer o filho Adjuto Dias deputado estadual, mesmo tendo interlocutores afirmando da dificuldade do filho em se comunicar, algo imprescindível na política.
Adjuto foi eleito com 58 mil votos, sem necessidade inclusive de fazer nominata, grande preocupação do Prefeito na época.
Hoje, com cenário de disputa cada vez mais claro, Álvaro se ver em mais um desafio, fazer seu sucessor sem precisar do apoio de antigos caciques. No projeto político, o nome de Joana Guerra se evidencia cada vez mais.
Álvaro terá muito o que mostrar, com a cidade virando um verdadeiro canteiro de obras, Natal nunca viu tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo.
Secretária de Planejamento, Joana está bem assessorada, mudou seu perfil nas redes sociais, se comunica melhor na relação interpessoal e está presente em todos os eventos da administração municipal. Que Joana é melhor que Adjuto na socialização todo mundo sabe, que Joana já está caminhando na trilha que o Prefeito quer, também. Resta saber se haverá tempo hábil para mostrar as obras e associar sua imagem a Joana para o eleitor, defendendo sua grande administração dos últimos 5 anos.
Eis o grande desafio politico da vida, Álvaro já mostrou que é capaz de supera-la.