A Comissão de Educação da Câmara de Natal esteve no CMEI (Centros Municipal de Educação Infantil) Bom Samaritano, nas Quintas, nesta terça-feira (17). A vistoria, que contou com a participação dos vereadores Daniel Valença (PT) e Robério Paulino (PSOL), teve como objetivo fiscalizar e conhecer a infraestrutura da rede municipal de ensino e identificar possíveis melhorias e necessidades da comunidade escolar. O SINTE-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN) também acompanhou a visita. 

O Bom Samaritano atende cerca de 160 crianças, a partir dos 3 anos, distribuídas em 6 turmas nos dois turnos. O prédio é uma casa adaptada alugada pela Secretaria de Educação. Para atender a demanda, a Secretária planeja para o próximo ano a inauguração de um anexo que vai ampliar três novas turmas, sendo uma em tempo integral.

“A gente está nesse prédio aqui que é uma casa adaptada e alugada. Mas assim, com muita luta a gente conseguiu um novo prédio que a prefeitura já assinou o contrato e a mudança vai acontecer possivelmente agora em 2024 para um espaço melhor e mais estruturado”, falou a diretora administrativa, Dulce de Araújo.

Lançada na última quarta-feira (22), a campanha tem como objetivo principal orientar os consumidores e lojistas quanto ao período de ações promocionais conhecido como Black Friday. A ação consiste em levar informações por meio de cartilhas, além promover orientações dialogais sobre o Código de Defesa do Consumidor.

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania, reforçou a importância da ação promovida pelo Procon Legislativo, sobretudo neste período de Black Friday.

“Estamos realizando uma ação educativa e informativa tanto para a população, mas também para os lojistas. Então a gente quer impulsionar o comércio, garantir esse princípio do consumo responsável e orientar as pessoas, que muitas vezes têm dúvidas sobre os seus direitos”, disse a deputada, que esteve visitando o stand do Procon Legislativo e conversando com os consumidores e lojistas do shopping localizado na Zona Norte de Natal.

A subcoordenadora de Fiscalização do Procon-RN, Lêda Cortez, explica o trabalho realizado pela campanha no sentido de orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres, bem como os empresários e comerciantes do local. Ela lembra ainda que este é o segundo dia de campanha, sendo a abertura realizada ontem (22) no comércio do Bairro Alecrim.

“Está sendo uma ação muito importante, principalmente nesse momento de euforia, onde o consumidor visualiza as ofertas e tende a comprar. Então nós orientamos no sentido de que o consumidor procure o custo-benefício, se aquele preço é justo, se o fornecedor está oferecendo o produto de acordo com o que ele está informando, se o lojista deixa o Código de Defesa do Consumidor à disposição dos consumidores, entre outras orientações”, explica a subcoordenadora.

A técnica de enfermagem Ana Maria, uma das consumidoras orientadas pela equipe do Procon Legislativo nesta quinta-feira, avaliou a ação positivamente. “Uma ação com esta é muito importante, porque os consumidores muitas vezes não sabem de seus direitos e às vezes se sentem até intimidados por isso. Então é importante o órgão estar aqui orientando as pessoas a buscarem seus direitos”, frisou.

O aposentado João Carlos também foi atendido pela equipe do Procon da Assembleia e gostou da iniciativa. “É muito bom, nota 10. Nós precisamos saber o que estamos pagando, se há juros abusivos na compra, e essa ação supre muito bem essa necessidade”, destacou.

A equipe do Procon Legislativo permanece no Partage Norte Shopping até às 15h desta quinta-feira. Na sexta-feira (24), a ação acontece das 10h às 15h na área externa do Midway (ao lado da base da STTU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *