
O vereador Daniel Santiago visitou, nesta terça-feira (11/02), o Centro de Especialidades Integradas Leste II – CEI Leste II, no bairro Alecrim, onde funciona o serviço de Avaliações Globais para diagnóstico de crianças com suspeitas de autismo e outras neurodivergências, e que tem atendido centenas de famílias desde sua implantação. Na ocasião, ele anunciou a destinação de emenda parlamentar para fortalecer o serviço.
Acompanhado da diretora do CEI Leste II, Érica Melo, Daniel vistoriou salas atualmente ociosas na unidade, com o objetivo de discutir a transformação desses espaços em novas áreas de atendimento. A iniciativa pretende ampliar a oferta de serviços, aumentar o número de consultas e atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera da população pela avaliação diagnóstica.
Inaugurado no final de 2025, o serviço de Avaliação Global – também chamado de Espaço Crescer – representa um marco para a rede municipal de saúde, pois antes dessa estrutura não havia oferta pública organizada para esse tipo de atendimento. A unidade funciona com equipes multiprofissionais e tem capacidade para realizar cerca de 500 atendimentos mensais, reunindo profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos e outros especialistas.
“Essa visita reafirma nosso compromisso com a defesa de políticas públicas que garantam acesso rápido, digno e qualificado às famílias que buscam diagnóstico e acompanhamento para seus filhos. A ampliação da estrutura do CEI Leste II será um passo importante para responder à grande demanda da cidade e reduzir as filas de espera”, ressaltou o vereador.
Daniel destacou ainda que a ação é fruto de uma luta que vem sendo travada ao longo de todo o ano anterior, com foco no fortalecimento da atuação municipal em atenção à neurodiversidade e inclusão. Com novas salas de atendimento em funcionamento, a perspectiva é ampliar a quantidade de consultas e diagnósticos, bem como qualificar ainda mais a assistência prestada às crianças atípicas e suas famílias, consolidando o trabalho em uma das principais demandas da saúde municipal na atual gestão.