O segundo dia da 28ª Conferência da Unale foi dedicado à apresentação dos projetos finalistas do Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2025, reconhecimento que se consolidou como a principal vitrine das melhores práticas do Legislativo estadual brasileiro. Entre as finalistas, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, tetracampeã da premiação, voltou a demonstrar por que se mantém há anos entre as instituições mais inovadoras, eficientes e socialmente comprometidas do País.
Neste ano, a ALRN concorre com o programa Legis Vídeos, uma iniciativa que democratiza o acesso às informações legislativas por meio de conteúdos audiovisuais didáticos, acessíveis e de forte alcance social. O projeto traduz, em linguagem clara e moderna, os temas que passam pela Casa, permitindo que a população compreenda melhor seu papel, seus direitos e as transformações provocadas pelas leis no cotidiano.
Ser novamente selecionada para disputar o prêmio é motivo de celebração e a confirmação de uma trajetória de gestão moderna, planejamento estratégico e investimentos contínuos em tecnologia, comunicação pública qualificada e oferta de serviços que aproximam o Parlamento da sociedade. A presença da ALRN entre os finalistas reafirma que o Rio Grande do Norte segue contribuindo com experiências transformadoras para todo o país.
Durante a apresentação, o diretor de Gestão Tecnológica da Casa, Mário Sérgio, destacou com firmeza e entusiasmo o diferencial do projeto potiguar. “Estamos todos engajados, trabalhando e fazendo o convencimento dos participantes da conferência que são os votantes da eleição. Não tenho dúvidas que o Legis Vídeo já é um projeto campeão por levar cidadania, transparência e tecnologia aos parlamentos do RN e do Brasil”, afirmou.
O reconhecimento alcançado no âmbito da Unale reflete o esforço integrado da Assembleia para elevar a qualidade dos serviços públicos, aprimorar a comunicação institucional e adotar soluções inovadoras que ampliam o acesso do cidadão ao Legislativo. A cada edição da premiação, a ALRN consolida seu papel de protagonista nacional e reforça o compromisso de entregar resultados concretos que impactam a vida dos norte-rio-grandenses.
A 28ª Conferência Nacional da Unale, que se estenderá até a próxima sexta-feira (5), tem como tema central “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no Tempo da IA e das Emergências Climáticas”. O evento foca no debate sobre o advento da inteligência artificial e as novas ferramentas e mecanismos que a inovação tecnológica apresenta, além das discussões sobre as emergências climáticas. A conferência anual tem o objetivo de reunir parlamentares estaduais e federais, servidores legislativos, autoridades governamentais e especialistas nacionais e estrangeiros.
A cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, sedia pela primeira vez o maior evento parlamentar da América Latina. A ALRN possui um histórico de destaque na Unale, sendo tetracampeã do Prêmio Unale Assembleia Cidadã. A instituição foi reconhecida pelos sistemas Legis RH (2019), e-Legis (2021) e Legis Plenário (2022) na categoria Gestão, e pelo projeto ‘Assembleia e Você’ (2023) na categoria Atendimento ao Cidadão, evidenciando seu compromisso com a inovação e a eficiência no serviço público.
