
O mercado potiguar foi sacudido nesta segunda-feira com a confirmação da venda do Midway Mall, o maior shopping do Rio Grande do Norte, para um grupo ligado ao ex-senador Tasso Jereissati. A operação, avaliada em R$ 1,6 bilhão, foi formalizada por meio de um memorando de entendimentos entre a Guararapes Confecções S.A., controladora da Riachuelo, e a gestora Capitânia Capital, ligada ao grupo Jereissati, que tem longa tradição no setor de shoppings e investimentos imobiliários no Nordeste.
Com o negócio, a Guararapes busca reduzir seu nível de endividamento e concentrar esforços em sua principal atividade: o varejo de moda. A empresa, que construiu o Midway em 2005, destacou que a venda faz parte de uma estratégia de “desalavancagem e foco operacional”.
O Midway Mall é um dos empreendimentos mais emblemáticos de Natal, com mais de 230 mil metros quadrados de área construída, cerca de 300 lojas, 11 salas de cinema e um dos estacionamentos mais movimentados da região. O shopping é responsável por uma parte expressiva do comércio e da arrecadação de tributos da capital potiguar.
O grupo comprador, por sua vez, não é novato no setor. Tasso Jereissati já é reconhecido nacionalmente por seu envolvimento em grandes empreendimentos de varejo e centros comerciais, especialmente no Ceará, através do grupo Jereissati Participações — que detém participação em shoppings como o Iguatemi Fortaleza.
A transação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e de auditorias finais para ser concluída. Após a confirmação, a gestão do Midway deverá passar para a nova controladora, mas o funcionamento do shopping seguirá normalmente.
A venda marca uma nova fase para o mercado imobiliário e varejista do Rio Grande do Norte, consolidando a entrada de um dos grupos mais poderosos do Nordeste em Natal.