Liga Contra o Câncer inaugura primeira unidade de oncologia pediátrica do RN

A Liga Contra o Câncer inaugurou nesta segunda-feira (13) a Unidade de Oncologia Pediátrica, a primeira totalmente destinada ao tratamento do câncer infantojuvenil no Rio Grande do Norte. Localizada no bairro do Alecrim, em Natal, a nova unidade conta com leitos de internação, UTI, salão de quimioterapia, brinquedotecas, além de um andar exclusivo para Transplante de Medula Óssea com 17 leitos e uma nova área para o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), que contempla auditório e setor de pesquisa clínica. A solenidade foi marcada pela apresentação de crianças atendidas pela instituição e por uma homenagem ao médico Ivo Barreto, superintendente-adjunto da Liga e idealizador da nova unidade, que destacou o empenho para que o projeto fosse concluído.

“Essa é a melhor unidade de tratamento do câncer infantil no RN e ainda podemos crescer mais nos próximos anos. É um sonho tornado realidade que agora pertence a todos nós”, afirmou Ivo Barreto. A construção da Oncopediatria foi possível por meio da destinação de verbas do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), de emendas individuais e de bancada indicadas pelo senador Styvenson Valentim, além do apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias e da Casa de Apoio Durval Paiva. Todos os parceiros participaram da inauguração e conheceram de perto a nova estrutura.

Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, destacou a parceria histórica entre as instituições e a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. “Hoje nós avançamos muito com essa grande unidade, vai servir para muitas gerações e muitas crianças vão ser salvas aqui. Precisamos também avançar na cura efetiva, para que cada vez menos crianças cheguem aqui com um quadro avançado da doença e a partir de hoje vamos ver uma mudança nesse quadro”, afirmou.          

O médico Aldo Medeiros, diretor-presidente da Liga, ressaltou que a nova unidade representa mais que a entrega de um prédio: simboliza a realização de um sonho e a renovação de um compromisso com a saúde pública. Ele destacou que a proposta une ciência e humanização para garantir tratamento de qualidade e esperança a crianças e adolescentes com câncer. “Essa inauguração representa muito mais que a entrega de um novo prédio, é a entrega de um sonho e a renovação de um compromisso, um marco histórico na saúde pública do Rio Grande do Norte. É aqui que o nosso propósito se materializa”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *