Nota à imprensa
Hoje foi votado na Câmara Municipal um projeto de emenda Lei Orgânica do Município.
Para ser aprovado a emenda na lei orgânica, é necessário 20 votos favoráveis. No início da sessão, haviam no plenário 18 vereadores. No entanto, no decorrer da sessão, foram chegando mais vereadores, tendo quorum suficiente para a aprovação do projeto. Com quórum suficiente, a votação aconteceu normalmente e o projeto foi aprovado.
O Vereador Herbet Sena, que era contrário ao projeto, começou a tumultuar a sessão, como podemos ver nos vídeos. Ele vai até a mesa e discute com o Vereador Klauss que presidia a sessão e com a Vereadora Camila, que estava como primeira secretária. Nesse momento podemos ver que o vereador estava completamente desequilibrado.
Após isso, ele vem em minha direção para tirar uma foto da ata do livro de presença, que no momento contava com 19 assinaturas, faltando apenas a da Vereadora Margareth Régia, que no vídeo que vem circulando na imprensa, confirma presença na sessão.
O Vereador queria a foto para ter uma prova. No entanto, seria uma prova forjada e falsa. Para garantir uma segurança jurídica, solicitamos uma nova votação nominal e um novo levantamento de quórum, e assim foi feito, provando que havia 23 vereadores em plenário, sendo 20 votos a favor do projeto, uma abstenção e dois votos contrários.
Ao ver que o Vereador agia de má-fé para tirar uma foto que serviria de prova ilegal, eu afastei o seu celular. E nesse momento, fui empurrado pelo Vereador. Como humano, institivamente retribui o empurrão. Logo depois, a confusão foi separada pelos outros vereadores da casa.
Quero deixar claro que fui empurrado no plenário ao exercer a minha profissão. Estou no meu segundo mandato nessa casa legislativa e nunca agredi ou fui agredido por ninguém. Todos sabem da minha convivência pacífica com os meus colegas e do meu trabalho sério e propositivo.
Att,
Vereador Robson Carvalho.