Morre presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN que sofreu AVC durante reunião na ALR

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé dos Santos, faleceu neste domingo (17) após sofrer um mal súbito enquanto participava de uma audiência da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.

Durante sua fala, Canindé apresentou dificuldades na fala e foi prontamente atendido pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta. Inicialmente levado ao setor médico da própria Assembleia, recebeu atendimento de um neurologista e, em seguida, foi transferido para a UTI do Hospital Walfredo Gurgel. O diagnóstico inicial apontou para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Francisco Canindé estava em seu segundo mandato à frente do Conselho Estadual de Saúde, representando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Pastoral da Criança. Sua atuação sempre foi marcada pela defesa das políticas públicas de saúde e pelo engajamento em projetos voltados à melhoria do atendimento à população potiguar.

Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lamentou profundamente o falecimento, destacando Canindé como “um dos militantes mais aguerridos em defesa da saúde” e prestando solidariedade a familiares, amigos e colegas de Conselho neste momento de luto.

 

Gustavo Negreiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *