Na manhã desta quinta-feira (14), centenas de potiguares se reuniram no auditório do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN, (Idema) para a solenidade de abertura da VI Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Norte (Concidades RN), um evento organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan), e que tem o objetivo de debater o desenvolvimento urbano sustentável.
A governadora Fátima Bezerra participou do encontro chamou a atenção sobre as atividades propostas em eventos como esse. “Quando pensamos em políticas integradas — de habitação, saneamento, educação, saúde, assistência social, mobilidade — não estamos apenas desenhando projetos. Estamos garantindo dignidade, bem-estar e oportunidades para todos”, disse Fátima Bezerra.
A chefe do poder executivo potiguar lembrou do poder de políticas públicas assistenciais como o Minha Casa, Minha Vida e o programa Periferia Viva – Urbanização de Favelas, no âmbito do PAC, destacando que elas “demonstram o compromisso em priorizar a moradia digna e a transformação de territórios vulneráveis”.
“A habitabilidade é o alicerce de qualquer cidade verdadeiramente justa. Ela significa assegurar que todas as pessoas tenham acesso a moradias seguras, confortáveis, conectadas à infraestrutura básica e inseridas em bairros com oportunidades, cultura e pertencimento”, destacou a governadora Fátima, defendendo que a conferência seja capaz de traduzir os anseios da sociedade e de projetar o futuro que desejamos.
Virgínia Ferreira, secretária de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão, refletiu sobre a necessidade de discutir cidades mais sustentáveis, assim como o tema da Concidades: Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
“Construir uma cidade humana e fraterna é mais do que erguer prédios ou abrir avenidas. É erguer dignidade, fortalecer os direitos e dar voz a quem constroi a vida no dia a dia. Essa conferência nos convoca a um tema que ao mesmo tempo é um desafio, mas deve ser um compromisso dos órgãos municipais, estaduais e do governo federal. Hoje, reafirmamos que moradia digna não é luxo, é direito”, disse Virgínia Ferreira.
Carlos Eduardo Xavier, secretário de Estado da Fazenda, também participou da solenidade e fez questão de destacar a importância dos debates levantados no Concidades RN.
“Discutir as cidades do Rio Grande do Norte é debater a vida das pessoas. Nós vivemos um tempo em que as cidades do RN apresentam várias demandas, de habitação, de segurança pública, de desenvolvimento, de geração de emprego. Então, um evento como esse tem toda essa dinâmica de discutir a vida das pessoas que vivem nos 167 municípios do nosso estado. Nada é mais contemporâneo do que a gente discutir a sustentabilidade dos nossos municípios”, destacou Carlos Xavier.
Além de debater e escolher as propostas prioritárias a serem encaminhadas para a etapa nacional da Conferência, o evento de hoje também contemplou a eleição dos 44 delegados e delegadas que representarão o RN no evento realizado pelo Ministério das Cidades, e que acontece em Brasília, no próximo mês de outubro.
Wellington Bernardo, coordenador do Movimento de Luta por Moradia Popular (MLMP), falou sobre a necessidade da organização popular na luta por direitos.
“Falar de democracia é falar nas pessoas que precisam de acesso à mobilidade urbana, que precisam de saneamento básico, das pessoas que precisam de habitação e, de fato, ter esse direito garantido, porque na verdade, aquilo que tem na nossa Carta Magna não passa de uma perspectiva direitos, e se o povo não lutar e não buscar a perspectiva que está lá na Constituição, aquele direito não virá”, disse Wellington Bernardo, apontando a importância da população se unir em eventos como o Concidades.
A solenidade contou ainda com a participação da secretária Irís Oliveira (Sethas), do secretário Luciano Santos (Assuntos Federativos), da secretária Mary Land Brito (Secult), do diretor da FJA, Gilson Matias, e do diretor geral do Idema, Werner Farkatt. Os prefeitos Souza Neto (Areia Branca); Aize Bezerra (João Câmara); Tatiana Fátima (Santana do Seridó); e Aldo Fernandes, secretário Municipal de Educação representando o Município de Natal, além Babá Pereira (Femurn), Marta Rebouças (Ministério das Cidades); Demóstenes Morais (Ministério das Cidades); Pedro Albuquerque, representando a Fiern; Tiago Pereira, superintendente da Caixa Econômica Federal; Dra Jany Lima, representando o MPRN; Erineide Sá, representando a Fecam-RN; Pedro Damásio (CUT), e Cacica Eva Claudino, da Aldeia Sagi Jacu, de Baía Formosa, também estiveram presentes.